quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lentes Magnéticas - Arnaldo Baptista

Caso não saibam (não sabem ), o Arnaldo Baptista é meu maior ídolo. Entre tantas pessoas que eu admiro, entre tantos músicos que eu gosto, o considero o melhor. Isso devido a sua complexidade, que fica bastante notória em suas músicas. Principalmente em seus discos solo, além da qualidade musical, é possível perceber os sentimentos do artista, de acordo com a época de lançamento de cada um de seus álbuns. Como por exemplo no disco "Loki?", lançado em 1974, época em que Arnaldo passava por uma fase bastante depressiva, que passa uma sensação melancólica, o que faz muitos considerarem que Arnaldo Baptista é um dos artistas que mais conseguem colocar a "alma" em seu trabalho.

Mas o caso aqui nem é a música.

Quando assisti ao documentário Loki, lançado pelo Canal Brasil em 2008, descobri que além de músico, atualmente Arnaldo também se dedica a pintura. Claro que, assim como sua música, muitos que olharem seus quadros não entenderão. Na verdade eu acho que a arte de Arnaldo Baptista precisa de uma certa continuidade. Acho que é preciso conhecer o começo para entender o final.

Enfim, para quem quiser conhecer suas pinturas, desde o dia 24 de março está acontecendo na Galeria Emma Thomas a exposição Lentes Magnéticas, a primeira exposição de Arnaldo depois de 30 anos dedicados à pintura. A exposição vai até o dia 20 de abril e pode ser visitada de terça a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados das 11h às 17h. A Galeria fica na Rua Barra Funda, 216 - Barra Funda.
Além dos quadros, há um espaço onde é exibido um vídeo, produzido pela Bronca Filmes, onde Arnaldo fala sobre sua arte, explicando alguns quadros. Então a desculpa de não visitar a exposição porque não entende esse tipo de arte não é valida. O vídeo é muito bem explicativo.
Lentes Magnéticas vale a pena para quem quiser conhecer a arte de Arnaldo Baptista, e também para os fãs que desejam prestigiar seu trabalho. A entrada é grátis, pelo menos no primeiro dia tinha chopp de graça, e as pessoas que trabalham na Emma Thomas são muito simpáticas.

Aqui tem algumas fotos que eu tirei no primeiro dia da exposição http://www.flickr.com/photos/rafaelrocha1/sets/72157629300711388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário